Fundação Carlos Chagas: Analisando a banca!

Avatar


29 de setembro2 min. de leitura

Fundação-Carlos-Chagas-Analisando-a-banca

A fim de atender a necessidade e realidade de seus clientes, a Fundação Carlos Chagas (FCC) atua nos processos de seleção e no preparo e elaboração de instrumentos de medidas educacionais. A Fundação trabalha há quatro décadas em todo o território nacional, tendo avaliado mais de 74 milhões de candidatos em mais de 2,3 mil processos realizados para mais de 500 instituições, bem como realizado inúmeros projetos na área da pesquisa educacional.

Segundo o professor Granjeiro conhecer a banca é tão importante quanto os estudos. “A preparação de um candidato para concurso público exige não apenas conhecimento das matérias de prova, determinação férrea para estudar até o último momento e foco absoluto na meta final da aprovação. É preciso que ele conheça também a banca que vai aplicar a prova e como ela costuma abordar cada uma das disciplinas que farão parte do concurso, a fim de responder o que foi perguntado pelo examinador e não desperdiçar preciosos pontos com respostas divergentes do pensamento de quem elaborou as questões”, declara.

 Histórico

A Fundação Carlos Chagas é uma instituição privada sem fins lucrativos, reconhecida como de utilidade pública nos âmbitos federal, estadual e municipal, dedicada à avaliação de competências cognitivas e profissionais e à pesquisa na área de educação. Fundada em 1964, expandiu rapidamente suas atividades, realizando, em todo o Brasil, exames vestibulares e concursos de seleção de profissionais para entidades privadas e públicas.

– Sobre as bancas

As bancas examinadoras são responsáveis pela elaboração, divulgação e organização do concurso público. Conhecer as particularidades de cada uma pode ser decisivo para o concurseiro conseguir alcançar sua tão almejada vaga, conhecendo seu estilo, exigência e níveis de dificuldade.

De acordo com alguns especialistas em concursos, para ser aprovado em uma seleção pública, não basta só focar na teoria. O mais importante, é a criação de uma grande intimidade com o perfil da banca organizadora. Por isso, separamos aqui as principais características da FCC Confira:

– Os concursos aplicados pela FCC tem dificuldade média, mas podem ter questões difíceis com alto grau de complexidade;

– As questões são de múltipla escolha, bastando ao candidato assinalar a alternativa correta, dentre as possibilidades;

– A prova de Português cobra interpretação de textos e questões de gramática;

– A prova de Direito exige conhecimento literal da lei;

– A prova de informática privilegia conhecimentos acerca do uso na prática dos computadores, ao invés de cobrar teoria;

– Tendência a trabalhar com questões do tipo “marque a alternativa INCORRETA”;

– Temas recorrentes: Autores: Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre, Marilena Chauí, Euclides da Cunha e outros.

 

Dica: Treine! Faça muitos simulados e aprenda como fazer uma redação para aumentar a resistência e reduzir o cansaço durante o processo seletivo.

Veja algumas provas aplicadas pela Fundação Carlos Chagas:

Nível Superior:

Nível Médio:

 

Serviço:

Horário de Atendimento:
de segunda a sexta-feira, das 10 às 16 horas

Contatos:

Telefone: (11) 3723-4388
Fax: (11) 3723-4325

 

Quer mais? Saiba tudo sobre o CESPE, FGV, VUNESP, IADES

 

Gran Sucesso e Bons estudos!

 

 

Avatar


29 de setembro2 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

banca da dentro Fundação organizadora por