Conhecendo a banca Vunesp!

Avatar


05 de setembro2 min. de leitura

Conhecendo-a-banca-Vunesp

Responsáveis pela elaboração, divulgação e organização de concursos públicos, as bancas organizadoras assumem um papel fundamental frente a gestão de processos seletivos de servidores públicos. Os últimos dois anos têm sido marcados pela chegada intensa das mais variadas instituições em todo o país e uma delas é a Fundação Vunesp.

A Vunesp é uma fundação pública, com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em outubro de 1979 pelo Conselho Universitário da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP).

Além de serem responsáveis pelo pela organização do vestibular da UNESP, realiza vestibulares e concursos para outras instituições públicas ou privadas e promove atividades de pesquisa e extensão e serviços à comunidade, entre outras atividades. A VUNESP é uma das mais tradicionais bancas de concursos públicos municipais e estaduais de São Paulo, ganhando espaço fora do estado nos últimos anos.

Segundo o professor de português do Gran Cursos, Fabrício Dutra, é preciso que o candidato tenha total intimidade com o perfil da banca que elaborará o concurso que ele prestará. Não há fórmulas mágicas. “É essencial a resolução do maior número de questões. Peça ajuda a seu professor, de modo que ele indique quais bancas possuem provas com o perfil aproximado da sua. Uma coisa é certa: todos os recentes aprovados que me procuraram nos últimos meses têm ressaltado o valor da resolução de exercícios, antes de encarar a prova, como forma de buscar intimidade com banca que realizará o seu concurso, por mais ‘esquisita’ e ‘desconhecida’ que ela seja”, afirma Fabrício.

Para o professor Granjeiro, o inimigo do candidato é a banca examinadora. Para vencê-la, é necessário conhecê-la profundamente, traçando um estudo minucioso de suas características, pensamentos, peculiaridades e preferências. “A preparação de um candidato para concurso público exige não apenas conhecimento das matérias de prova, é preciso que ele conheça também a banca que vai aplicar a prova e como ela costuma abordar cada uma das disciplinas que farão parte do concurso, a fim de responder o que foi perguntado pelo examinador e não desperdiçar preciosos pontos com respostas divergentes do pensamento da banca”, garante o especialista.

 

DICA DE PORTUGUÊS

A disciplina de Língua Portuguesa é uma das matérias mais cobradas em concursos públicos. Desta forma, separamos uma super dica sobre um tema muito importante, a crase.

 

VUNESP- Como cobra a crase? – Busca pela opção correta ou incorreta quanto à ocorrência ou não de acento grave- Crase nos demonstrativos: àquele, àquela e àquilo.

 

– A prova de português costuma cobrar uma ou outra questão mais complexa e também cobra muita gramática. 

– As avaliações de concursos públicos aplicadas pela VUNESP são consideradas longas, por isso, aconselhamos que não perca tempo desnecessário com idas ao banheiro ou paradas para descansar. Ao receber a prova, inicie a resolução do caderno de questões. Para conseguir responder toda a prova, é necessário organização de tempo.

 

– Detalhes da banca

  • As disciplinas mais cobradas são Língua Portuguesa, Informática e matérias específicas.
  • A organização das perguntas respeita as disciplinas do conteúdo programático. A sugestão é responder primeiro as questões mais fáceis para só depois se dedicar às mais complexas.

 

Observação: Responsável pelos concursos da Polícia Civil paulista, tribunais de justiça, Cetesb, prefeituras paulistas, entre outros. Em setembro, os candidatos do concurso do Detran vão realizar provas elaboradas pela Vunesp.

 

Serviços: http://www.vunesp.com.br/concursos.html

Telefone: (11) 3874-6300

 

Gran Sucesso! 

Avatar


05 de setembro2 min. de leitura