Concurso Polícia Federal: Seleção retomada. Preparem-se!

Avatar


21 de novembro1 min. de leitura

Concurso Polícia Federal: Seleção retomada. Preparem-se!

Atenção, concurseiros! A Polícia Federal informa que o concurso público para provimento de vagas no cargo de  AGENTE DE POLÍCIA FEDERAL  foi RETOMADO em cumprimento às decisões proferidas nos autos dos Agravos de Instrumentos nº 0065323-93.2014.4.01.0000 e 0065730-02.2014.01.0000 TRF/1ª Região.

– Os candidatos deverão acompanhar as publicações referentes ao citado concurso por meio do endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_14_agente.

A seleção havia sido paralisada pelo juiz da 1ª Vara Federal de Uberlândia/MG, Bruno Vasconcelos, em atenção a pedido do Ministério Público Federal (MPF) para adequação dos testes físicos e do curso de formação às necessidades dos candidatos com deficiência, que contam com reserva de 30 vagas.

No recurso protocolado junto ao TRF1, foi destacado que a suspensão do concurso pelas razões alegadas contrariava julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) no Recurso Extraordinário (RE) 676.335/MG e afrontava o princípio da isonomia. A AGU ressaltou que a decisão do STF, transitada em julgado , estabeleceu que os candidatos com deficiência, inscritos nos concursos da PF deveriam realizar o concurso em igualdade de condições com os demais. Ainda segundo o órgão, a concessão da liminar contrastava com entendimento do STF, pois limitava as atribuições da banca examinadora, ao pretender que o candidato com deficiência não fosse eliminado na perícia, mas apenas no estágio probatório.

Foi destacado também que o edital assegura o acesso da pessoa com deficiência ao concurso, não podendo porém haver prejuízo à administração pública quanto ao desempenho do cargo, conforme determinação da ministra Cármen Lúcia. Além disso, a AGU sustentou que a adaptação do exame de aptidão física e do curso de formação profissional a candidatos com deficiência seria inviável, tanto acadêmica como tecnicamente. A cassação da liminar foi obtida pro meio de atuação conjunta da Procuradoria-Seccional da União (PSU) em Uberlândia e da Procuradoria-Regional da União da 1ª Região (PRU1) .

Inicialmente, as provas objetivas e discursivas do concurso estão previstas para 21 de dezembro, mas é pouco provável que essa data seja mantida. Além das provas escritas, dos testes físicos e do curso de formação, a seleção para agente (nível superior; R$7.887,33) prevê avaliações médica e psicológica e investigação social. O concurso conta também com 120 vagas reservadas a negros.

Cursos Específicos para a Polícia Federal – Prepare-se com quem mais aprova no país e conquiste a sua vaga. 

pf suspenso

Quer ficar por dentro de todas as novidades deste concurso ? Então participe de nosso grupo de estudos no facebook.

 

Avatar


21 de novembro1 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

concurso destaque fique pf retomado