Como estudar para concursos? Preparar, apontar… Força!

Avatar


23 de abril2 min. de leitura

Como_estudar_para_concurso_preparar_apontar_força

“Nunca desistam. Persistam sempre, ainda que o sucesso não venha de imediato. Porque é na persistência que se separam vencedores e vencidos.”

Professor Granjeiro

Quando crianças, acreditamos que tudo é possível. Depois que nos tornamos adultos descobrimos que, se queremos algo de verdade, precisamos transformar os sonhos em projetos e arregaçar as mangas para concretizá-los. Isso é o que acontece com os milhares de concurseiros que, todos os anos, sonham em terminar o ano de 2014 empregado, com segurança e bom salário.

Então, comece a se preparar já! Daqui há algum tempo teremos a Copa do Mundo e, em seguida, eleições. O que fazer, então, para que daqui a um ano você tenha o que comemorar? O diferencial deve estar em como estudar. Um bom plano de estudo pode garantir que você aprenda o conteúdo e não apenas o decore. Confiar na memória não é uma boa estratégia, pois o nervosismo, entre outros fatores, pode fazer com que você simplesmente esqueça o conteúdo memorizado. Opte pela compreensão, pelo entendimento. Isso garantirá a você uma bagagem que nem o tempo será capaz de apagar.

De acordo com o professor José Wilson Granjeiro, assim como você, muitos outros concurseiros estão cansados, trabalham durante o dia, estudam de noite e dariam tudo para dormir até mais tarde. Mas é preciso ir além. “Trace um mapa de batalha: leia atentamente o edital; busque bibliografia específica de apoio; encontre o método que melhor se aplique a você; pratique atividades físicas, para cuidar do corpo e da mente. Opte por uma alimentação saudável; exercite seu poder de concentração; encontre um bom ambiente de estudo; elabore um roteiro, alternando as disciplinas, para não fatigar a mente. E não se esqueça: resolver exercícios é um dos métodos mais eficazes para praticar o conhecimento. Só assim você poderá conhecer de perto seu adversário: a banca examinadora”, afirma.

“O candidato deve confiar em seu potencial. Todo mundo consegue ser aprovado em um concurso público. A reprovação significa, tão-somente, erro de estratégia, de método, de disciplina, de orientação adequada e de foco. Tenha em mira seus objetivos e lute com afinco, então a luta será bem menos dolorosa e as aprovações, mera consequência”, garante o especialista.

Dicas de ouro 

Pessoas vitoriosas são aquelas que sabem transformar a perda em superação, a queda em volta por cima, o fracasso em sucesso e a derrota em vitória definitiva. O segredo para isso é conseguir reverter as fraquezas em virtudes, para se tornar uma pessoa melhor, mais capaz, mais corajosa e pronta para vencer desafios. Confira 10 dicas de “ouro” que te ajudarão na batalha em busca de um lugar no serviço público:

1º – planeje seu dia. Concentre-se apenas em uma tarefa de cada vez. Por mais ágeis que sejam os seus quadros mentais você pode não dar conta;

2º – aprenda a dizer não sem se sentir culpado ou achar que magoou. Abra mão de ser o responsável pelo prazer de todos;

3°- Procure um bom cursinho. Peça ajuda sempre que necessário, tendo bom senso de pedir às pessoas certas;

4°- Vença os seus desafios, isso é o mais importante e não se preocupe com o outro. O problema não é a concorrência e sim a superação dos seus próprios desafios;

5° – faça pausas de 10 minutos a cada 2 horas de estudo, no máximo. Repita essas pausas na vida diária e pense em você, analisando suas atitudes;

6°- Seu inimigo é você mesmo. Competir no estudo, no lazer, no trabalho, na vida a dois é ótimo… para quem quer ficar esgotado e perder o melhor.

7°- Encontre o método que melhor se aplique a você;

8°- Encontre um bom ambiente de estudo;

9°- Elabore um roteiro, alternando as disciplinas, para não fatigar a mente;

10°- Resolva exercícios. É um dos métodos mais eficazes para praticar o conhecimento.


Bons Estudos e Gran Sucesso!

 Clique aqui e confira todos os certames que estão te esperando.

Venha estudar no Gran Cursos. Confira nossos cursos presenciais.

Estude com o Gran Cursos Online.

Prepare-se com nosso material.

Avatar


23 de abril2 min. de leitura