5 questões – ESAF

Avatar


09 de dezembro3 min. de leitura

5 questões - ESAF

Vamos começar a semana em alto nível? Com vocês, cinco questões da ESAF! #Peso2 #10questoestododia

Assinale a opção que corresponde a erro gramatical.

1. O Brasil possui cerca de(1) 4 milhões de hectares irrigados: área que pode ser triplicada em(2) 20 anos. É um dos países mais importantes(3) na produção de alimentos, mas, apesar de(4) sua vocação para a agricultura irrigada, ainda são necessárias estratégias para explorar racionalmente esse potencial. Hoje, a captação e o consumo de água para a irrigação representa(5), respectivamente, 46% e 69% dos valores totais captados e consumidos.

a) 1

b) 2

c) 3

d) 4

e) 5

2. Em relação ao texto abaixo, assinale a opção incorreta

O tratamento de esgotos é fundamental para qualquer programa de despoluição das águas. Em grande parte das situações, a viabilidade econômica das estações de tratamento de esgotos (ETE) é reconhecidamente reduzida, em razão dos altos investimentos iniciais necessários à sua construção e, em alguns casos, dos altos custos operacionais. Por esses motivos que mesmo os países desenvolvidostêm incentivado financeiramente os investimentos de Prestadores de Serviços em ETE, como os Estados Unidos e países da Comunidade Europeia. No Brasil, o problema de viabilidade econômica do investimento público torna-se ainda mais agudo, devido à elevada parcela de população de baixa renda. No entanto, vale ressaltar que a água de qualidade também é um fator de exclusão social, uma vez que a população de baixa renda dificilmente tem condições de comprar água de qualidade para beber ou até mesmo de pagar assistência médica para remediar as doenças de veiculação hídrica, decorrentes da ausência de saneamento básico.

a) O emprego do sinal indicativo de crase em “à sua construção”é opcional porque é opcional a presença de artigo definido singular feminino antes de “sua”.

b) Em “torna-se”, o “-se” indica sujeito indeterminado.

c) A forma verbal “têm”(ℓ. 8) está no plural porque concorda com “os países desenvolvidos”.

d) Mantém-se a correção gramatical do período se a conjunção “No entanto” for substituída por qualquer uma das seguintes: Porém, Todavia, Entretanto, Contudo.

e) Estaria gramaticalmente correta a substituição de “uma vez que” por porquanto.

3- Em relação à pontuação do texto, assinale a opção correta.

A água pode ter diversas finalidades, como: abaste-cimento humano, dessedentação animal, irrigação, indústria, geração de energia elétrica, lazer, navegação etc. Muitas vezes, esses usos podem ser concorrentes, o que gera conflitos entre setores usuários ou mesmo impactos ambientais. Nesse sentido, é necessário gerir e regular os recursos hídricos, acomodando as demandas econômicas, sociais e ambientais por água em níveis sustentáveis, para permitir a convivência dos usos atuais e futuros da água sem conflitos. Por isso, a outorga é fundamental, pois, ordenando e regularizando o uso da água, é possível assegurar ao usuário o efetivo acesso a ela, bem como realizar o controle quantitativo e qualitativo dos usos desse precioso recurso.

a) As vírgulas das linhas um e dois justificam-se porque isolam elementos de mesma função gramatical componentes de uma enumeração.

b) O emprego do sinal de dois-pontos na linha 1 justifica-se por anteceder oração subordinada adjetiva restritiva.

c) A vírgula após “Muitas vezes”(ℓ.3) justifica-se para para isolar conjunção temporal.

d) O emprego de vírgula após “hídricos” justifica-se para isolar oração subordinada adverbial comparativa.

e) O emprego de vírgula após “fundamental”justifica-se por isolar oração subordinada adverbial condicional.

4 – Assinale a opção que fornece a correta justificativa para as relações de concordância no texto abaixo.

O bom desempenho do lado real da economia proporcionou um período de vigoroso crescimento da arrecadação. A maior lucratividade das empresas foi decisiva para os resultados fiscais favoráveis. Elevaram-se, de forma significativa e em valores reais, deflacionados pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), as receitas do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins). O crescimento da massa de salários fez aumentar a arrecadação do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) e a receita de tributação sobre a folha da previdência social. Não menos relevantes foram os elevados ganhos de capital, responsáveis pelo aumento da arrecadação do IRPF.

a) O uso do plural em “valores” é responsável pela flexão de plural em “deflacionados”
b) O plural em “resultados” responsável pela flexão de plural em “Elevaram-se”
c) Emprega-se o singular em “proporcionou” para respeitar as regras de concordância com “economia”
d) O singular em “a arrecadação” responsável pela flexão de singular em “fez aumentar”
e) A flexão de plural em “foram” justifica-se pela concordância com “relevantes”.

5- Assinale a opção que mantém a correção gramatical e a coerência entre as ideias do texto ao substituir a palavra “pujança”, destacada no texto abaixo.

O Brasil é hoje uma das maiores economias do mundo e, mesmo com os notáveis progressos obtidos nos últimos quinze anos, não consegue ocupar a mesma posição no que diz respeito ao desenvolvimento humano. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) brasileiro ainda é um dos mais baixos do mundo, em total disparidade com a pujança econômica conquistada.

a) sistemática b) fraqueza c) adequação d) organização e) exuberância

um abraço,

Elias Santana e Fabrício Dutra

Avatar


09 de dezembro3 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

2 confira dicas ESAF peso português questões